Sexta, 12 de Agosto de 2022
26°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Cotidiano Gestão

Viana é a única cidade capixaba selecionada para projeto internacional de gestão

Representantes do município de Viana vão a Portugal em novembro para trocar experiências para projetos que serão realizados na cidade

27/06/2022 às 11h18
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Viana, Região Metropolitana do Espírito Santo, foi uma das cidades brasileiras selecionadas para integrar o Projeto InovaJuntos. Das cidades selecionadas na segunda fase do projeto, Viana foi a única do Espírito Santo escolhida para o projeto de Cooperação Internacional entre municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos.

Representantes do município de Viana vão a Portugal em novembro para trocar experiências para projetos que serão realizados na cidade. O intercâmbio será realizado por meio do Projeto InovaJuntos, implementado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal.

A município foi selecionado através do programa “Cidade Empreendedora”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que visa potencializar o empreendedorismo na cidade.

O InovaJuntos recebeu 64 candidaturas de municípios de todo o país e, destas, apenas nove foram avaliadas e classificadas para participar de Missão Técnica Internacional entre municípios brasileiros e portugueses com o objetivo de conhecer as experiências de inovação na gestão pública adotadas em terras portuguesas.

Representantes de Viana já tem agendada a ida a Valongo, cidade que faz parte da Área Metropolitana do Porto, e que, no âmbito da cidadania, conquistou três reconhecimentos internacionais e é considerada uma cidade doze estrelas pelo conselho da Europa, tendo recebido também uma menção honrosa nos prêmios do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) em 2018.

O projeto é uma oportunidade de encontrar soluções para os problemas reais da administração pública, a partir do cofinanciamento da União Europeia, com a identificação de boas práticas e troca de experiências. Também visa estabelecer espaços de inovação territorial nos Municípios por meio da cooperação triangular com cidades portuguesas e latino-americanas.

“A iniciativa é muito atrativa para o desenvolvimento de Viana. Inovar na gestão pública, promovendo projetos para o crescimento da cidade, é necessário para solucionar os desafios da gestão pública. Nosso município está em pleno desenvolvimento e essa missão internacional traz oportunidades de cooperação e ingresso em ações de destaque para Viana”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.

O secretário Desenvolvimento Econômico, Cesar Albenes, afirma que a participação de Viana no programa visa transformar a realidade econômica do município a partir de parcerias e troca de experiências com gestores internacionais. Albenes destaca, ainda, que este é um importante passo para contribuição do desenvolvimento da cidade e para gerar um diagnóstico sobre Viana.

O Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é uma metodologia de inovação que tem o objetivo de encontrar soluções para os problemas reais encontrados na administração pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários