Sexta, 12 de Agosto de 2022
25°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Geral Espírito Santo

Espírito Santo alcança três mil empreendimentos regulares no Cadastur

O Espírito Santo atingiu o número recorde de 3.020 cadastros regulares no Cadastro Nacional do Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Só nos primeiros seis meses de 2022, o número de …

24/06/2022 às 16h55
Por: Agora ES Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Espírito Santo atingiu o número recorde de 3.020 cadastros regulares no Cadastro Nacional do Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Só nos primeiros seis meses de 2022, o número de cadastros novos e renovações atingiu a marca de 1.358 cadastros, superando o número registrado durante todo o ano de 2020, que foi de 1.228. Em 2021, esse número de cadastros novos e renovações foi de 1.736.

O aumento no número de cadastros é resultado do empenho de sensibilização da Secretaria de Turismo (Setur), por meio da Gerência de Gestão de Turismo (Gestur), em buscar a regularização dos cadastros e estimular, com apoio das prefeituras municipais e entidades do setor, que mais empreendimentos buscassem esta regularização.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, o crescimento no número de empreendimentos no Espírito Santo qualifica o destino. “O Cadastur é um cadastro referência para turistas e agentes de viagem na definição de passeios. E para o empreendedor é garantia de participação das políticas públicas do turismo como capacitações, acesso a crédito e visibilidade”, destacou.

No Espírito Santo as atividades com maior número de empresas regulares são: restaurantes, cafeterias, bares e similares (582), Agências de Turismo (558), Guias de Turismo (515), Meios de Hospedagem (381), Transportadoras Turísticas (267), Organizadoras de Eventos (226), Prestadoras especializadas em segmentos turísticos (138) e Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos (133).

Além destes serviços com maior volume registrado, também são consideradas atividades do setor locadoras de veículos para turistas (83), Casas de Espetáculos (26), Centros de Convenções (11), Parques Aquáticos e Empreendimentos de Lazer (11), Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva (10) e Parques Temáticos (01). 

Benefícios para os cadastrados

A empresa regular no Cadastur tem possibilidade de participar de cursos de qualificação, eventos, feiras realizadas pela Setur e pelo Ministério do Turismo. Também tem acesso a linhas de crédito, participação em licitações, além de credibilidade e visibilidade, garantindo que está legalmente constituído e em operação.

O cadastro é gratuito e deve ser efetuado no site www.cadastur.turismo.gov.br, seguindo as instruções da aba “sou prestador”.  O acesso é feito pela plataforma Gov.br.

Após realizar os procedimentos, o cadastro entra em análise, que é feita em até cinco dias úteis, e, quando aprovado, o prestador receberá o certificado no e-mail cadastrado para impressão.

Conforme Lei n.º 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para as seguintes atividades: Acampamentos Turísticos; Agências de Turismo; Meios de Hospedagem; Organizadoras de Evento; Parques Temáticos; Transportadoras Turísticas e Guias de Turismo.

O prazo de vigência do cadastro é de dois anos, com exceção do profissional Guia de Turismo que é de cinco anos. Após este prazo o prestador deverá requerer a renovação no mesmo site.

Promoção

No site www.descubraoespiritosanto.es.gov.br o turista tem acesso a todos os estabelecimentos regulares no Cadastur, nas páginas dos municípios. A atualização é feita regularmente proporcionando ao turista encontrar as informações sobre os serviços.   

Informações

Telefone: (27) 3636-8015 - (27) 98868.0469

E-mail: cadastro@turismo.es.gov.br

Horário de atendimento: das 09h a 13h e de 14h às 18h.

Acesse: https://setur.es.gov.br/cadastur

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários