Sábado, 02 de Julho de 2022
27°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Anúncio
Saúde Espírito Santo

Casos de dengue registram segunda semana de redução no Estado

É segunda semana consecutiva de redução no Espírito Santo

17/06/2022 às 16h41 Atualizada em 17/06/2022 às 16h44
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Os casos notificados de dengue têm a segunda semana consecutiva de redução no Espírito Santo. Em boletim publicado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (17), referente à semana epidemiológica (SE) 23, foram notificados 545 casos nesta semana, uma redução de 13%, se comparado à SE 22, que registrou 627 casos.

Ao longo do ano, o Estado já registrou 10.596 casos notificados. O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, informou que os dados seguem uma tendência de estabilidade, que podem estar condicionadas às questões climáticas.

“A dengue é considerada uma doença endêmica que pode acometer a população durante todo o ano, mas sabemos que a questão climática auxilia no ciclo de reprodução do mosquito, especialmente dias chuvosos precedidos de dias quentes. A chegada do inverno, com dias mais amenos, desacelera o ciclo de reprodução”, explicou Laperriere.

Esta tendência acontece após dez semanas de crescimento dos casos. Na semana epidemiológica 20, foi registrado o maior número de notificação, com 924 casos. Comparado à semana 23, tem-se uma redução de 41%.

A Secretaria da Saúde ressaltou que, mesmo com a diminuição de casos, é importante que a população procure o serviço de saúde com suspeição de quaisquer sintomas, além de manter os cuidados diários para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão da zika e chikungunya.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários