Sábado, 02 de Julho de 2022
27°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Anúncio
Saúde Sou Mãe

A rede de apoio e o bem que faz

Precisamos de ajuda, de que não damos conta de tudo sozinhas e que se a rede de apoio está ali te estendendo a mão, acolha de bom coração

11/06/2022 às 10h39 Atualizada em 11/06/2022 às 10h43
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Geiza Ardiçon

Quem já levanta da cama e parece que cumpre uma maratona de 10 quilômetros na primeira hora do dia, grita eu! Euuuu! Rsrs Dá até para narrar: “o ponto de largada dessa maratona é a nossa cama! 

O primeiro trajeto a ser percorrido é para aquele banho cronometrado. Vira no primeiro obstáculo e já veste a roupa para o trabalho (que já estava separada desde o dia anterior). Acelera na passada e já aproveita para passar um creme corporal. E o percurso continua e já aproveita para passar uma make bem básica e corre para a próxima etapa...  Acordar filho, arrumar para a escola, dar o café da manhã (para ele/ela, porque o nosso, na maioria das vezes, já é lá no trabalho mesmo)....

Já bate uma canseira né? Mas é só para descontrair mesmo nesse universo que a gente cansa mas faz tudo com muito amor e dedicação. 

Em meio a essa “rotina”, um ponto precisa ser abordado e, não sei se todas as mães vão concordar ou se sentir inseridas nesse contexto. Esse momento matinal foi só um exemplo, mas quantos nós vivemos achando que precisamos correr com a nossa rotina para dar conta de toda a rotina dos filhos? É aí que precisamos reconhecer que temos a necessidade da ajuda! E ela pode vir com a rede de apoio. Se você tem alguma, que seja de uma pessoa ao menos, conte e confie nela!

Já assumimos muitos papeis enquanto mães e é assim mesmo. Não tinha escrito lá no manual dos desejos da maternidade esse bilhete, mas ele é verdadeiro: assumimos inúmeros papeis a partir do momento em que já estamos gerando, quanto mais quando a maternidade passa a estar inserida no contexto de nossas vidas pessoais, profissionais e social.

É por isso que a rede de apoio é necessária e importante. Um estudo feito pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 26,3% das mulheres sofrem de depressão pós-parto no País e, sem a rede de apoio, essas questões podem se gravar.

Por isso e por tantas razões, quem tem, aproveite! Seja tia, tio, avó, avô, madrinha, amiga(o). Saiba que quem te ajuda faz de bom coração e se a pessoa não puder ela vai te explicar o motivo e tudo bem. Nada de chateações, afinal de contas: o filho é nosso! Mas quando se tem ajuda, aceite! Confie! Claro, confiar em quem você sabe que realmente dará todo o suporte necessário ao seu (sua) filho (a). Você, como uma ótima mãe que é, e seu esposo, escolherão essas pessoas. Não é uni duni tê.

O que quero contribuir com você, mamãe, nessa edição, é justamente esse alerta: de que precisamos de ajuda, de que não damos conta de tudo sozinhas e que se a rede de apoio está ali te estendendo a mão, acolha de bom coração. Vai te ajudar, vai te fazer bem, vai mostrar novos universos para seu bebê e a vida vai fluir e seguir. Estamos juntas! Eu, você e a nossa rede de apoio!

Geiza Ardiçon é jornalista, pós-graduada em Comunicação Estratégica e Marketing. Atua na área há 14 anos como Assessora de Imprensa. Sua coluna é um espaço para trocas de vivências, crescimento e compartilhamento dessa missão tão especial, que é ser mãe! 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sou Mãe
Sou Mãe
Sobre Geiza Ardiçon é Jornalista, pós-graduada em Comunicação Estratégica e Marketing. Atua na área há 13 anos como Assessora de Imprensa. Sua coluna é um espaço para trocas de vivências, crescimento e compartilhamento dessa missão tão especial, que é ser mãe!
Vitória - ES Atualizado às 10h59 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 27°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 15°C
Ter 28°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Qui 24°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio