Quarta, 17 de Agosto de 2022
24°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Tecnologia Conectado

Eleições 2022 e o impacto da tecnologia aplicada na sociedade

Colocar em pauta um debate sobre tecnologia assemelha-se com uma ação praticada por pessoas mais velhas, certo?

16/04/2022 às 07h55
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Iuri Costa

CONFIRA A EDIÇÃO 68 DO JORNAL AGORA ES

Colocar em pauta um debate sobre tecnologia assemelha-se com uma ação praticada por pessoas mais velhas, certo? Pessoas que possuem idade mais avançada costumam falar sobre o uso desenfreado das redes sociais e do escasso ato de pensar a respeito do novo mundo, esse, por sua vez, interligado pela internet. Com isso, percebe-se que o posicionamento delas está correto e deve ser seguido, isso porque é de extrema importância estar ciente de como a tecnologia pode influenciar as opiniões, ações e ideais. Além disso, outro questionamento não pode ser esquecido: de que maneira o mundo cibernético influi na escolha dos representantes políticos do nosso País?

Há poucas décadas, possuir acesso a informações de forma que seu conteúdo chegasse por completo e rápido acerca de diversas temáticas e assuntos, principalmente sobre a política e a gestão do governo vigente, bem como o diálogo com os eleitores, não era um processo definido pela proficuidade e facilidade. Isso devido à restrita participação popular, já que a mídia e as classes dominantes divulgavam, na maioria das vezes, aquilo que estava de acordo com seus interesses. Ademais, quando a massa midiática e a elite cobravam e fiscalizavam, eram prejudicadas pela ausência de informação, corroborando a ação dos governantes para deturpar as denúncias a fim de manter o poder.

Entretanto, com o desenvolvimento de uma nova configuração informacional, todos têm direito a notícias digitais e com apenas um toque tem-se acesso aos candidatos e à gestão pública e, ainda, às irregularidades – podendo fazer cobranças aos gestores, bem como construir uma opinião acerca do candidato.

À vista disso, é notório que, atualmente, a camada social privilegiada – empresas, indústrias, mídia e políticos – fazem o uso da internet, através do domínio da elaboração de notícias e leva o povo a um pensamento interpretativo, o qual é fomentado pela forte divulgação e desinformação, tornando-o – apesar de poder ser contestável – verdadeiro, bem como hegemônico.

De maneira análoga, as primeiras décadas do Século XXI no Brasil vem sendo marcadas por um embate de origem político-ideológico em que a transmissão indiscriminada de notícias falsas se tornou a principal arma eleitoral, fato que deve se exacerbar nas eleições de 2022. Logo, o mais alarmante dessa guerra é a preservação da democracia, incluindo sua segurança, transparência e integridade. Nesse cenário, então, a obtenção da informação no meio digital se mostra uma ferramenta para a utilização responsável do direito ao voto.

Portanto, a tecnologia informacional traz a oportunidade de diversas escolhas possíveis aos subjugados pela classe dominante. Posto isso, a perspectiva de liberdade e conhecimento evidencia o primeiro passo para alcançar a emancipação social. Assim sendo, a população não se limitará às informações divulgadas por meios predominantes de comunicação, será autônoma na busca por conhecimento e liberta das amarras de notícias parciais e hegemônicas, preservando, assim, a democracia. 

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

CONFIRA A EDIÇÃO 68 DO JORNAL AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conectado
Conectado
Sobre Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES Atualizado às 19h53 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

Qui 27°C 19°C
Sex 30°C 18°C
Sáb 21°C 19°C
Dom 22°C 18°C
Seg 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio