Sexta, 12 de Agosto de 2022
26°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Saúde Sou Mãe

O pilates e seus benefícios durante a gestação

Já falamos por aqui que a atividade física durante a gestação é necessária para a mãe e, também, para o bebê

09/04/2022 às 08h10
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Geiza Ardiçon

CONFIRA A EDIÇÃO 67 DO JORNAL AGORA ES

Já falamos por aqui que a atividade física durante a gestação é necessária para a mãe e, também, para o bebê. Claro que tudo deve seguir as orientações do médico obstetra e de um bom profissional para orientar e acompanhar a gestante neste período. Uma das práticas que, neste contexto, pode ser adotada é o pilates. Vamos falar um pouquinho sobre essa atividade que, quando você conhece, é inevitável: você vai se apaixonar!

A fisioterapeuta Jéssica Oliveira, que já acompanha diversas mamães gestantes, destaca que praticar pilates durante a gestação promove a melhora da consciência corporal, o fortalecimento da musculatura, a mobilidade articular e ajuda no alívio de dores. "Há também relatos que os exercícios do pilates ajudam a prevenir a incontinência urinária, que é comum no final da gestação. E, para o bebê, os exercícios aumentam a quantidade de oxigenação", disse.

Para quem quer iniciar é importante ter a liberação do médico. Normalmente, os obstetras permitem a prática para mamães sedentárias, de primeira gestação, após 15 semanas. Mas Jéssica ressalta que a prática pode ser realizada durante toda a gestação (salvo casos especiais), acompanhada por um profissional especializado. "Não existe nenhuma contraindicação que seja absoluta, mas, na gestação, tudo é muito relativo", lembrou a fisioterapeuta.

Por isso, deve-se estar atento a alguns sinais que podem indicar que esta não é a melhor hora de praticar os exercícios, como por exemplo: batimento cardíaco acelerado, pressão alta descontrolada (pré-eclâmpsia), falta de ar, dor abdominal, sangramento vaginal, contrações muito fortes ou muito próximas, bem como dor no peito. E, uma dica: é de suma importância que o profissional, que acompanha a gestante, tenha experiência em trabalhar com pilates na gravidez.

E, para quem fala que só faz pilates quem pretende ter parto normal, tá aqui um esclarecimento. Quem opta por cesárea terá os benefícios da mesma forma! "Se a gestante já está decidia sobre qual via deseja que o seu bebê venha ao mundo, o ideal é planejar uma aula voltada para o parto desejado. Por exemplo, não devemos fazer exercícios de encaixe em uma gestante cujo a via de parto será cesariana", apontou a fisioterapeuta.

Jéssica Oliveira, fisioterapeuta | Foto: Arquivo

A verdade é que atividade física é essencial para todos e, na gestação, independente de qual via de parto a gestante optar, é importante se movimentar: exercícios físicos pelo menos três vezes na semana, hein mamães! 

Mas, relembrando, que é muito importante ter a orientação e liberação do seu médico que acompanha o pré-natal. 

Se liga nas dicas da fisioterapeuta Jéssica Oliveira

Não deixe para fazer o pilates no terceiro trimestre. Comece assim que obtiver a liberação médica.

Use e abuse de roupas leves e confortáveis. E beba ÁGUA!

Tire esse momento da aula de pilates para você conhecer melhor o seu corpo e se conectar com seu bebê.

Leia sobre diástase!

É essencial ressaltar as gestantes sobre a importância de voltar à prática do método pilates assim que tiver a liberação médica, que pode variar de 20 a 40 dias após o nascimento do bebê.

CONFIRA A EDIÇÃO 67 DO JORNAL AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sou Mãe
Sou Mãe
Sobre Geiza Ardiçon é Jornalista, pós-graduada em Comunicação Estratégica e Marketing. Atua na área há 13 anos como Assessora de Imprensa. Sua coluna é um espaço para trocas de vivências, crescimento e compartilhamento dessa missão tão especial, que é ser mãe!
Vitória - ES Atualizado às 12h13 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

Sáb 25°C 18°C
Dom 26°C 16°C
Seg 27°C 18°C
Ter 28°C 17°C
Qua 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio