Sexta, 12 de Agosto de 2022
26°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Saúde Sou Mãe

A família e seu papel fundamental no processo de desenvolvimento dos filhos

A terapeuta familiar Rosiane Passos Fornaciare falou como a família exerce função primordial na construção do ser humano, desde a gestação, infância, adolescência e ao longo da vida

19/03/2022 às 16h29
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Geiza Ardiçon

Um dos maiores elos que existe. É o nosso lar, nosso aconchego e é onde nossas raízes estão fincadas. É a maior herança desta vida. A família. Seja ela pequena, grande, o que importa é que ela traz força e perseverança. Dá até vontade de dar um suspiro, um respiro bem fundo, não é verdade? Não é atoa que é a família a maior base para o desenvolvimento dos filhos.

Desde o ventre da mãe, a criança toma como referência aqueles que a rodeiam. E é esse reflexo que irá perdurar por toda a vida. É verdade! Conversamos com a terapeuta familiar Rosiane Fornaciare e ela nos falou qual é o papel da família nesse processo.

“O principal papel da família é o acompanhamento que tem de ter junto aos filhos desde criança. Através do diálogo e atenção, muitos problemas são evitados. Isso é muito importante”, disse.

E esse papel é exercido em todas as fases da vida, a começar quando a mãe está gerando esse novo ser. Dentre tantos papeis que a família desempenha, nesse momento já é possível que o novo integrante sinta o afeto daqueles que estão à sua volta. “É nessa hora que os pais e irmãos precisam fazer o acompanhamento afetivo, pois a criança tem as sensações”, destacou Rosiane.

E, após o nascimento, esse vínculo pode refletir também em seu desenvolvimento. Com a chegada do filho ou filha, a hora da amamentação precisa ser valorizada.

“É um elo forte entre a mãe e o bebê. É um momento afetivo muito grande, quando os dois se olham. E isso faz parte do processo de desenvolvimento. Por isso, indico não olhar celular e nem ter outras distrações nessa hora”, pontuou a terapeuta familiar.

Durante a infância, a presença dos pais é primordial. Mas é aquela presença de não apenas estar presente fisicamente. É a presença de diálogo e de atenção. Estar junto em brincadeiras, em momentos importantes na escola, junto a atividades que a criança gosta de fazer... Essa fase, segundo Rosiane, é uma das mais fundamentais em que essa presença reflete no desenvolvimento da criança como pessoa.

“Todas as fases da vida são importantes nesse processo, mas, a mais fundamental é a infância, quando criança, pois, assim, evita grandes problemas na adolescência. Na infância é quando são construídos todos os valores. Por isso é importante que seja desde essa fase a atenção ao desenvolvimento do filho ou filha, para que, na adolescência, não tenha um problema social ou emocional, por exemplo”, destacou Rosiane.

A profissional fala, ainda, que inserir a criança ou o adolescente em atividades extra curriculares ajuda em seu processo de confiança. “Atividades como as musicais, ou esportivas, como balé e futebol, ajudam nesse trabalho de desenvolvimento da criança. O adolescente, por exemplo, tem necessidade de estar com novos amigos e nesses ambientes ele tem essas amizades e novos aprendizados. É importante os pais depositarem confiança nos filhos sempre com limites. Quando os pais trabalham isso, ajudam a desenvolver segurança e ele passa a desenvolver o ‘eu’ da própria história. Isso traz autoestima”, concluiu. 

Geiza Ardiçon é mãe do Vitor e agora está grávida de gêmeos. Além disso, é jornalista, pós-graduada em Comunicação Estratégica e Marketing. Atua na área há 14 anos como Assessora de Imprensa. Sua coluna é um espaço para trocas de vivências, crescimento e compartilhamento dessa missão tão especial, que é ser mãe!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sou Mãe
Sou Mãe
Sobre Geiza Ardiçon é Jornalista, pós-graduada em Comunicação Estratégica e Marketing. Atua na área há 13 anos como Assessora de Imprensa. Sua coluna é um espaço para trocas de vivências, crescimento e compartilhamento dessa missão tão especial, que é ser mãe!
Vitória - ES Atualizado às 11h53 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

Sáb 25°C 18°C
Dom 26°C 16°C
Seg 27°C 18°C
Ter 28°C 17°C
Qua 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio