Sexta, 12 de Agosto de 2022
26°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Cidades Matrículas

Matrículas abertas nas escolas municipais de Vila Velha a partir de segunda-feira (17)

As matrículas na rede municipal de ensino de Vila Velha começam nesta segunda-feira (17) para os três segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

14/01/2022 às 11h33 Atualizada em 14/01/2022 às 11h43
Por: Agora ES Fonte: Prefeitura de Vila Velha
Compartilhe:
Foto: Adessandro Reis / Prefeitura de Vila Velha
Foto: Adessandro Reis / Prefeitura de Vila Velha

As matrículas na rede municipal de ensino de Vila Velha começam nesta segunda-feira (17) para os três segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

As escolas vão entrar em contato com os responsáveis, por meio do número de telefone cadastrado, para realizarem a matrícula do aluno. Será marcado um dia e um horário para que compareçam na unidade municipal. Ou seja, o responsável só deve ir até a escola fazer a matrícula se tiver sido comunicado. A convocação segue a ordem da Lista de Espera e é realizada de acordo com o número de vagas disponíveis. 

Estão presentes na lista de espera todos aqueles que procuraram alguma unidade de ensino municipal e realizaram o cadastro no Sistema de Gestão Escolar. Caso não tenha feito, o responsável pode ir até qualquer escola municipal, portando o comprovante de residência original atualizado, certidão de nascimento do aluno e comprovante de escolaridade. 

No momento do cadastro, ele preencherá uma ficha em que selecionará as escolas de interesse e, imediatamente, passa a integrar a fila de espera. Esse procedimento pode ser feito durante todo o ano letivo.

Efetivação da Matrícula

O aluno só estará efetivamente matriculado mediante a comprovação física dos seguintes documentos:

I - certidão de nascimento ou de casamento;

II - cartão de vacina;

III - declaração de caderneta de vacinação atualizada;

IV - número do cartão do SUS;

V - número do NIS do aluno, caso a família seja beneficiada de recursos financeiros (bolsa família e outros);

VI - comprovante de escolaridade, por meio de histórico escolar ou declaração escolar;

VII - comprovante original de residência atualizado (últimos três meses);

VIII - título de eleitor, certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;

IX - laudo médico para os alunos com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Lista de Espera

O Sistema de Gestão Escolar posiciona automaticamente os responsáveis na fila de espera seguindo os seguintes critérios: I- aluno que reside próximo à escola pleiteada; II – aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimentos e altas habilidades ou superdotação; III – aluno que tenha irmão/irmã já matriculado (a) na Unidade de Ensino pleiteada.

Número de vagas ofertadas

O quantitativo de vagas abertas será informado posteriormente, após o encerramento do remanejamento de alunos, que vai até esta sexta-feira (14).

Para o ano letivo de 2022, a Prefeitura de Vila Velha ampliou a oferta de vagas e vai atender 3 mil alunos a mais. São 1.930 novas vagas, com a construção e aquisição de novas escolas e mais 1.500 alunos que passarão a ser atendidos com a municipalização de unidades da Rede Estadual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários