Sexta, 12 de Agosto de 2022
26°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Opinião Observatório

Finalmente chegou 2022! Tempo de avaliar o que passou e o que fizemos

É tempo de olhar para trás e avaliar o que aconteceu em 2021

10/01/2022 às 10h22 Atualizada em 10/01/2022 às 10h29
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Internet
Foto: Divulgação / Internet

César Albenes 

Chegamos em 2022! É tempo de olhar para trás e avaliar o que aconteceu em 2021. Foi um ano de pandemia mortal, que levou mais de 600 mil brasileiros à morte... Perdemos familiares, amigos e conhecidos... Foi um tempo em que trabalhamos e estudamos remotamente.

O primeiro semestre foi marcado pelo lockdown, onde tivemos de viver trancados em casa, com medo de pegar esse vírus maldito. Começamos a respirar no segundo semestre e, em agosto, começamos a retomar vagarosamente as atividades.

No campo da gestão pública, iniciamos o ano de 2021 com novos prefeitos, que foram eleitos no final de 2020. Orçamentos apertados, arrecadação em baixa e desemprego em alta devido a pandemia. 

Atividades industriais, comerciais e de serviços praticamente paradas ou funcionando de forma lenta. Um primeiro semestre difícil... Aceleremos a vacinação da população no segundo semestre e, com isso, conseguimos diminuir os casos de mortes pela Covid.

O Brasil patinando em crises institucionais com brigas entre os poderes da república, crises políticas e econômicas.... A população desempregada e vivendo do Auxílio Emergencial... O flagelo da fome voltando... A desigualdade social avançando... Regredimos em diversos índices sociais a níveis de 2002 e 2004... O Brasil passou a figurar novamente no mapa da fome da ONU...

Mas, estamos vencendo a pandemia, apesar da ameaça de novos vírus. Conseguimos terminar 2021, um ano complicado... Temos esperança no futuro... Neste ano de 2022 teremos eleições gerais e vamos votar para deputado estadual, federal, senador, governos dos estados e para presidente da República.

Teremos de recuperar nossa economia, recuperar os empregos e distribuir melhor a renda entre nosso povo... 

Os prefeitos estão preocupados e atentos, com planejamentos realizados e orçamentos definidos para ofertar as políticas públicas que a população precisa.

Mas, como somos brasileiros, não desistimos nunca: apesar das dificuldades serem muitas, temos de superá-las juntos! Governos, empresários e sociedade civil precisam unir forças para que possamos construir um futuro melhor para nossas cidades, para nosso Estado do Espírito Santo e para nosso Brasil! Feliz e próspero 2022! •

Dr. César Albenes de Mendonça Cruz é Filósofo, Mestre em Educação, Doutor em Serviço Social, Pós-Doutor (PHD) em Política Pública, Professor Universitário, Consultor Político e secretário de Desenvolvimento de Viana.

CONFIRA A EDIÇÃO 55 DO JORNAL AGORA ES

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Observatório da Política Pública
Observatório da Política Pública
Sobre Dr. César Albenes de Mendonça Cruz é Filósofo, Mestre em Educação, Doutor em Serviço Social, Pós-Doutor (PHD) em Política Pública, Professor Universitário; Consultor Político; e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Viana.
Vitória - ES Atualizado às 11h13 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

Sáb 25°C 18°C
Dom 26°C 16°C
Seg 27°C 18°C
Ter 28°C 17°C
Qua 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio