Sexta, 12 de Agosto de 2022
26°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Tecnologia Conectado

Cidades inteligentes: a tecnologia a serviço da vida

Dentre os mecanismos aprimorados estão a mobilidade urbana, bem como o saneamento básico, recursos que ao serem melhorados resultam em uma melhor qualidade de vida para os cidadãos

10/01/2022 às 10h12 Atualizada em 10/01/2022 às 11h39
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Internet
Foto: Divulgação / Internet

Iuri Costa 

Planejamento, solução de problemas e tecnologia são os três principais pilares de uma smart city – uma cidade que utiliza os meios tecnológicos para facilitar a vida de seus habitantes.

Dentre os mecanismos aprimorados estão a mobilidade urbana, bem como o saneamento básico, recursos que ao serem melhorados resultam em uma melhor qualidade de vida para os cidadãos.

O advento do conceito de cidade inteligente foi na década de 1990, porém, devido ao aumento desenfreado da população global, a implantação dessa metodologia está se tornando cada vez mais urgente no século XXI, a fim de atenuar as consequências desse fenômeno de crescimento populacional.

Entretanto, a pergunta que fica é: o que torna uma cidade comum, inteligente? A resposta é complexa, pois relaciona fatores ambientais e sociais. Desse modo, a smart city se constitui uma urbanização que possui um governo profícuo, o qual consegue reunir a colaboração da sociedade e o envolvimento de seus habitantes.

Além disso, sua administração deve fazer da tecnologia um meio estratégico, objetivando que a infraestrutura do perímetro urbano não corrobore para a poluição e destruição da natureza.

A adoção de sistemas inteligentes, sensores e equipamentos de automação tornam a gestão mais eficiente e otimizada, ou seja, há uma tendência de menor incidência de problemas e resolução mais rápida. Como resultado, os custos são reduzidos e os recursos são mais bem alocados.

Para o público, a gestão potencializada e o investimento em soluções digitais, como plataformas e aplicativos de rede, facilitam o relato de problemas e a comunicação direta com a prefeitura.

A qualidade de vida, a conveniência de viajar e o aproveitamento do ambiente público também são maiores, o que aumenta a satisfação com a gestão e a tomada de decisões.

Ademais, ressalta-se a importância da implantação de outros recursos, como o 5G, conectividade combinada com transmissão de dados de alta velocidade; a internet das coisas, que estabelece a ênfase necessária para criar informações que façam os sistemas inteligentes da cidade funcionarem; os sistemas de análise, em que a energia eficiente, transporte e tráfego são totalmente baseados no monitoramento de energia, coleta de dados e estatísticas rápidas e análise de algoritmo - logo, por ser uma análise preditiva ou uma análise diagnóstica, seu consumo é instantâneo; blockchain, segurança de dados e privacidade são imprescindíveis para a segurança de dispositivos e sensores de IoT, bem como para o processamento de dados de cidadãos e da vida urbana, que estão rodeados de riscos e problemas relacionados ao seu armazenamento.

Assim, é incoerente pensar que esse modelo planejado visa apenas o desenvolvimento tecnológico-econômico. Seu objetivo vai além de inteligência artificial: a cidade inteligente busca o estímulo de um mundo menos desigual e problemático, onde a sociedade e o meio urbano possuam uma relação saudável e harmônica. 

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delive E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

CONFIRA A EDIÇÃO 55 DO JORNAL AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conectado
Conectado
Sobre Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES Atualizado às 11h53 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

Sáb 25°C 18°C
Dom 26°C 16°C
Seg 27°C 18°C
Ter 28°C 17°C
Qua 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio