Domingo, 16 de Janeiro de 2022
27°

Poucas nuvens

Vitória - ES

Economia Agora Auto

Você conhece o sistema de injeção direta de combustível?

Há alguns anos, o sistema de alimentação do veículo era feito através de uma peça chamada carburador

04/12/2021 às 10h49 Atualizada em 04/12/2021 às 10h55
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Flavio Bolonha (@agoraautooficial)

Há alguns anos, o sistema de alimentação do veículo era feito através de uma peça chamada carburador. Ele tinha a função de controlar a entrada de ar no motor e, junto, realizar a dosagem de combustível para ser admitida dentro do cilindro, ocasionando, assim, a detonação com a centelha da vela.

O grande problema desse sistema era que, em dias frios, veículos a álcool tinham dificuldades em pegar de primeira. Além disso, a regulagem era feita manualmente e a economia de combustível não era um ponto forte.

O tempo passou, as tecnologias melhoraram e surgiu o sistema de injeção eletrônica e, como o nome já diz, é tudo controlado eletronicamente.

O sistema consiste em bicos injetores, sendo um para cada pistão. A quantidade de ar é controlada através do corpo borboleta e o combustível é injetado no coletor de admissão de cada cilindro, entrando no cilindro o ar e o combustível na medida correta.

E como funciona no sistema de injeção direta de combustível? Como o nome já diz, o combustível é injetado diretamente dentro do cilindro. Ele não é admitido no cilindro junto com o ar.

O ar passa pelo corpo borboleta quando se acelera, passa pelo coletor de admissão e, após a abertura de válvula, entra no cilindro. 

Ilustração

Após esse ciclo, o combustível é injetado em altíssima pressão pelo bico injetor, que está posicionado dentro do cilindro. Interessante, não acha?

E quais os veículos que utilizam esse sistema? Esse é um sistema de injeção de combustível presente nos veículos diesel e alguns a gasolina, conhecido como sistema Common Rail. Vamos explicar na próxima semana o funcionamento desse bico injetor.

Esse sistema, além de bastante eficaz e confiável, gera uma economia de combustível considerável. Existem automóveis que chegam a fazer 13 ou 14 km/l dentro da cidade. E estamos falando de motores aspirados de 4 cilindros, nada daquele aterrorizante motor 3 cilindros.

Mas, então, se ele é eficaz, confiável e econômico, o porquê todos os veículos não possuem esse sistema? A resposta está no preço! É um sistema mais caro que o convencional. Além disso, alguns veículos teriam de ter seus motores totalmente reformulados.

Esse sistema, geralmente, está presente em carros de categorias superiores, como BMW ou Mercedes Benz e, agora, o novo City, da Honda. Um exemplo de pick-up que utiliza esse sistema é a Hilux, da Toyota.

Agora que você conhece o sistema de injeção direta de combustível, na próxima semana vamos falar em detalhes sobre ele! Até a próxima! 

Flavio Bolonha é consultor automotivo, tem mais de 13 anos de experiência no mercado, atuando desde pequenas e médias oficinas e autocenters até as maiores montadoras do Brasil, como Toyota, Lexus, Jeep, Dodge, Chrysley, RAM, Nissan, BMW e Mercedes Benz. Atua também no desenvolvimento e implantação de processos para empresas em geral e com foco automotivo.

CONFIRA A EDIÇÃO 53 DO AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Agora Auto
Agora Auto
Sobre Flavio Bolonha é consultor automotivo, tem mais de 13 anos de experiência no mercado, atuando desde pequenas e médias oficinas e autocenters até as maiores montadoras do Brasil, como Toyota, Lexus, Jeep, Dodge, Chrysley, RAM, Nissan, BMW e Mercedes Benz. Atua também no desenvolvimento e implantação de processos para empresas em geral e com foco automotivo. Leia dicas úteis para seu carro e fique por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico!
Vitória - ES Atualizado às 18h35 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

Seg 31°C 23°C
Ter 31°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 33°C 20°C
Sex 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes