Terça, 07 de Dezembro de 2021
21°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Cidades Enem 2021

Enem 2021: professores orientam sobre estratégias para o segundo dia de prova

Professores do Centro Educacional Primeiro Mundo dão dicas para um bom desempenho: interpretar com atenção o enunciado das questões e resolver primeiro as que são mais fáceis são algumas delas

25/11/2021 às 13h45
Por: Agora ES Fonte: P6 Comunicação
Compartilhe:
Foto: Divulgação / internet
Foto: Divulgação / internet

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está aí e, para conquistar o resultado esperado após um ano de intensa preparação, é preciso manter o foco e aproveitar o tempo que resta nesta fase final para revisar os conteúdos. 

Para ajudar na organização dos estudos e na performance durante a prova, os professores das disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza (que engloba as especialidades de Química, Física e Biologia) do Centro Educacional Primeiro Mundo, destacam conselhos e dicas importantes para que os estudantes obtenham sucesso nos conteúdos das especialidades. 

O professor de Química, Marcus Vinícius Motta, enfatiza a importância da atenção aos textos. “As questões do Enem fornecem, em sua maioria, os conteúdos e o candidato deve aplicar os conceitos de uma forma lógica. Tem que saber usar as ferramentas fornecidas e ficar atento à etimologia das palavras. Compreender um termo pode ajudar a resolver a questão”, orienta. 

Marcus destaca ainda que é importante estar atento aos seguintes conteúdos: Propriedades das moléculas (questões interdisciplinares que associam Química e Biologia); Questões ambientais: efeito estufa, biocombustíveis (biomassa, etanol de 1ª e 2ª geração e biodiesel); Geração e utilização de energia: eletroquímica (pilhas, semicondutores, painéis solares, outros), eletrólise (produção de metais e eletrodeposição).

Após análise de dados estatísticos de 29 provas já aplicadas pelo Enem, o professor de Física, Armstrong Lopes Fernandes, afirma que 86% das questões consideradas fáceis são conceituais. Portanto, para otimizar o tempo, os candidatos devem começar por elas e, em seguida, responder as de cálculo que conseguem solucionar com facilidade, finalizando com as que julgam ser difíceis. 

Outra disciplina da prova de Ciências da Natureza é a Biologia e a dica do professor Paulo Victor Scherrer é revisar os assuntos que devem estar presentes na prova: desequilíbrios ambientais, ciclos biogeoquímicos, teoria da hereditariedade, evolução e biotecnologia. 

Para garantir um bom resultado, o professor Marcio Germelo, também da especialidade de Biologia, ressalta que, caso o estudante se sinta cansado durante o exame, é importante fazer uma pausa rápida e voltar com foco total. Também apontou a relevância da leitura atenta e minuciosa dos enunciados. “A contextualização, de modo geral, ajuda o estudante a identificar a resposta correta”. 

Matemática

A disciplina de Matemática é a única que tem uma prova exclusiva no Enem, com 45 questões específicas e, por isso, possui um peso individual muito grande. Os candidatos precisam preparar-se bem para alcançar uma boa pontuação para somar em sua média total. Para se sair bem na prova, alguns detalhes fazem toda a diferença, conforme explica o professor Alexandre Pimentel, que destaca as seguintes dicas: 

Simplifique as contas

A matemática apresenta seus desafios e, justamente por isso, a melhor forma de resolver os problemas propostos é simplificar as contas. Em muitos casos, você pode transformar uma fração em um número inteiro. Caso não tenha essa opção, simplifique as frações.

Essa é uma daquelas dicas de matemática bem simples, mas que farão você ganhar tempo no ENEM. Ao trabalhar com números menores, encontrará as respostas mais rapidamente, e vai ser mais fácil administrar seu tempo.

Interprete corretamente os textos

No Enem, é muito comum as questões terem longos enunciados, dos quais você tem de tirar a conta a ser feita para resolver o problema. Muitas vezes, a resolução desses problemas é simples, e quem formulou a pergunta está apenas testando seu raciocínio lógico. Por isso, na hora de responder as questões de matemática, preste muita atenção para interpretar o texto corretamente. Outra dica de matemática muito importante é ter bem na mente as fórmulas e números usados com frequência nesse tipo de teste.

Cuidado com os gráficos e as formas geométricas

As imagens, gráficos e figuras geométricas apresentadas na prova geralmente são desenhadas fora de escala. Elas servem apenas para facilitar a visualização do problema. Pode ser que o enunciado indique essa informação, mas isso não é uma regra. Caso não tenha nada indicado no enunciado, evite deduzir alguma informação apenas por observar as formas geométricas ou os gráficos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários