Terça, 07 de Dezembro de 2021
21°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Cidades Oficinas gratuitas

Crianças e jovens de comunidades de Vitória vão participar de oficinas gratuitas

Atividades fazem parte do projeto Cultura na Praça – Território do Bem e que está com inscrições abertas até domingo, dia 28

24/11/2021 às 11h23 Atualizada em 24/11/2021 às 11h27
Por: Agora ES Fonte: Redação AgoraES
Compartilhe:
Foto: Divulgação / internet
Foto: Divulgação / internet

Crianças e jovens de comunidades de Vitória vão participar de oficinas gratuitas de produção de audiovisual e de flipbooks (técnica de animação no papel). As atividades integram o projeto Cultura na Praça – Território do Bem, patrocinado pela MedSênior, e acontecem de 10 a 14 de dezembro, no Instituto João XXIII, localizado no bairro Consolação.

 As inscrições estão abertas e devem ser feitas até este domingo (28 de novembro) pelo Instagram @cnpterritoriodobem ou pelos links https://bit.ly/oficinacinemaCNP e https://bit.ly/flipbookCNP. A ação irá beneficiar moradores com idades entre 8 e 19 anos das regiões do Bairro da Penha, Bonfim, Consolação, Engenharia, Floresta, Gurigica, Itararé, Jaburu e São Benedito. 

 A oficina de flipbooks tem o objetivo de desenvolver as habilidades artísticas das crianças e apresentá-las aos princípios básicos de uma animação. Os flipbooks nada mais são do que folhetos ou bloquinhos com desenhos sequenciais que, ao serem folheados, dão a impressão de movimento, criando uma sequência animada. 

 Já na oficina de cinema, os jovens vão aprender a conceber, produzir e filmar um curta-metragem a partir de um processo de investigação sobre o patrimônio cultural, seja material ou imaterial, do Território do Bem. A temática é definida pelos próprios alunos e o resultado final será um curta-metragem, que será apresentado para todos em um evento no próximo ano, assim como nas redes sociais do projeto. 

 “A intenção é que os jovens aprendam a fazer cinema na prática. Sob a orientação de professores experientes e atuantes no mercado audiovisual, os estudantes vão participar de todas as etapas de produção, desde a escolha do tema até a montagem final, passando pela introdução às técnicas do cinema, escritura do roteiro, produção e filmagem”, conta Gilberto Scarpa, coordenador do Cultura na Praça - Território do Bem. 

 A última etapa do projeto será no próximo ano, previamente agendada para abril. A ideia é realizar um evento público e gratuito, que contará com a exibição do filme e flipbooks produzidos durante as oficinas, apresentações artísticas locais, além da exibição de um longa-metragem para toda a família. A programação também ficará disponível nas redes sociais do Cultura na Praça - Território do Bem. 

 Maely Coelho Filho, vice-presidente executivo da Medsenior, ressalta que a operadora de saúde tem investido em projetos sociais de modo a fazer a sua parte para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Atuamos por meio das leis de incentivo à cultura e ao esporte e dos fundos do idoso e da criança e do adolescente. A pandemia impediu a realização de atividades que já estavam planejadas e agora teremos a oportunidade de retomar as ações em todas as cidades onde a MedSênior tem presença”, afirma.

Cultura na Praça

Desde 2017, o Cultura na Praça circula pelo país promovendo a cultura e gerando oportunidades para jovens e adolescentes de diferentes localidades. No total, mais de 30 mil pessoas já participaram do projeto e, juntamente com os alunos de cada comunidade, já foram produzidos 25 curtas-metragens sobre temas diversos. Para quem tiver curiosidade, todos os filmes estão disponíveis no site www.culturanapraca.art.br. 

 Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto é realizado pelo Instituto Morada Vivas e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo - Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Serviço:

OFICINA DE CINEMA

Inscrições: https://bit.ly/oficinacinemaCNP ou no Instagram do projeto @cnpterritoriodobem  

Período de inscrição: até 28 de novembro 

Público-alvo: jovens de 13 a 19 anos, residentes no Território do Bem

Datas da oficina: 10 a 14 de dezembro de 2021

Local: Instituto João XXIII, em Consolação, Vitória

OFICINA DE FLIPBOOK

Inscrições: https://bit.ly/flipbookCNP ou no Instagram do projeto @cnpterritoriodobem

Período de inscrição: até 28 de novembro

Público-alvo: crianças de 8 a 12 anos, residentes no Território do Bem

Data da oficina: entre 10 e 14 de dezembro de 2021 

Local: Instituto João XXIII

Obs.: todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 serão observados e as vagas são limitadas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários