Terça, 07 de Dezembro de 2021
21°

Muitas nuvens

Vitória - ES

Economia Agora Auto

Seu carro está consumindo além do normal?

Veja os itens que você precisa revisar no seu veículo!

20/11/2021 às 09h27 Atualizada em 20/11/2021 às 17h34
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Flavio Bolonha

Em algum momento, você irá notar que, após uma certa quilometragem do seu veículo, o consumo de combustível pode ser maior que o convencional e, com o preço que está o combustível, precisamos ficar de olho para economizar o quanto pudermos!

O combustível em si acaba trazendo algum tipo de sujeira que, geralmente, acaba sendo depositado nos famosos bicos injetores de combustível. Isso requer que seja feita uma limpeza nos bicos, que fará com que eles retornem a pressão normal de funcionamento e fiquem bem limpinhos.

Poucas pessoas conhecem o chamado corpo borboleta. Ele é o responsável pelo controle da quantidade de ar que será lançada dentro do cilindro quando acionado o pedal do acelerador.

Quanto mais acelerar, mais ar acaba passando por ele e, mesmo com o filtro de ar, as partículas menores acabam passando. Boa parte delas se deposita no corpo borboleta, dificultando a leitura correta da posição da borboleta e, consequentemente, precisa-se acelerar mais que o normal. Peça ao seu mecânico para realizar a limpeza dele junto com os bicos injetores.

O filtro de ar do motor não pode ficar de fora. A troca dele deve acontecer a cada 10 mil quilômetros ou se estiver sujo antes dessa quilometragem, claro! Fique de olho no manual do seu veículo. Isso irá te ajudar bastante a saber o que trocar e o período correto.

As velas também não podem ficar de fora. Item fundamental para o bom funcionamento do veículo, cada fabricante tem uma quilometragem específica para troca, porém, é interessante realizar verificações a cada 40 mil para veículo que tem um período de troca maior.

Para os veículos que não utilizam velas para alta quilometragem, a recomendação é que a troca seja realizada a cada 40 mil quilômetros.

Junto das velas temos os cabos que conduzem a centelha para a combustão acontecer dentro do pistão. Carros que possuem cabos de vela precisam ser substituídos junto com as velas e, para os carros que possuem a bobina já conectada à vela, ou seja, não possuem cabos de vela, geralmente não precisam ser substituídas com frequência. Sua durabilidade é bem maior!

E aí? Já revisou esses itens para melhorar o consumo de combustível do seu veículo? Se ainda não, não perca tempo! Você pode estar desperdiçando dinheiro com o consumo do seu veículo! Até a próxima! 

Flavio Bolonha é repórter do Agora ES e consultor automotivo.

CONFIRA A EDIÇÃO 52 DO AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Agora Auto
Agora Auto
Sobre Flavio Bolonha é consultor automotivo, tem mais de 13 anos de experiência no mercado, atuando desde pequenas e médias oficinas e autocenters até as maiores montadoras do Brasil, como Toyota, Lexus, Jeep, Dodge, Chrysley, RAM, Nissan, BMW e Mercedes Benz. Atua também no desenvolvimento e implantação de processos para empresas em geral e com foco automotivo. Leia dicas úteis para seu carro e fique por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico!
Vitória - ES Atualizado às 22h00 - Fonte: ClimaTempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

Qua 28°C 21°C
Qui 25°C 20°C
Sex 27°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes