Terça, 07 de Dezembro de 2021
21°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Tecnologia Conectado

A ausência de conhecimento sobre a utilização de tecnologias

Por definição, analfabetismo digital significa a ausência de conhecimento sobre a utilização de tecnologias – a exemplo o computador e o celular

20/11/2021 às 09h20
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Iuri Costa

Em 2021, o Brasil se tornou um palco de negociações acerca da implantação do 5G – a quinta geração de redes móveis e de banda larga. No entanto, apesar dessa inovação tecnológica, o País sofre com um fenômeno cada vez mais expressivo e excludente: o analfabetismo digital.

Por definição, analfabetismo digital significa a ausência de conhecimento sobre a utilização de tecnologias – a exemplo o computador e o celular. Com isso, percebe-se que, enquanto ainda se discute temas como o analfabetismo funcional, países desenvolvidos já trazem essa problemática cibernética em debate.

O relatório anual “The Inclusive Internet Index 2019”, promovido pelo Facebook, avaliou a contribuição da internet para melhorar fatores socioeconômicos em nível global. O Brasil se encontra na 66ª posição no ranking geral de 100 países que avalia a alfabetização computacional.

Dessa forma, surge um novo questionamento: a violação da cidadania digital é a causa para o atraso do desenvolvimento econômico do País? A falta de incentivo da educação tecnológica, certamente, não se constitui o único motivo do subdesenvolvimento brasileiro, porém, em um mundo cada vez mais conectado, é, sim, uma influência negativa ao progresso, principalmente econômico.

Além disso, exercer o direito de acesso ao mundo cibernético com responsabilidade é um dever da população. É notória a segregação digital vivenciada pelos brasileiros, todavia, aqueles que possuem alcance a esse privilégio fazem o uso indiscriminado dele, quando se tornam omissos à disseminação de notícias falsas, ou seja, a alfabetização em relação à veracidade das informações ainda não se encontra elucidada.

Logo, é imprescindível que essa realidade seja subvertida a favor do Brasil, já que, em um futuro próximo, o poder não estará nas mãos dos que sabem utilizar a tecnologia, mas sob o controle dos que possuírem a habilidade de gerenciá-la. •

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

CONFIRA A EDIÇÃO 52 DO AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conectado
Conectado
Sobre Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES Atualizado às 21h20 - Fonte: ClimaTempo
21°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 27°

Qua 28°C 21°C
Qui 25°C 20°C
Sex 27°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes