Domingo, 16 de Janeiro de 2022
26°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Tecnologia Conectado

Tecnologia: A era da informação e o impacto comercial e politico

Mesmo não sendo a causa, a internet pode voltar às origens e ser utilizada como instrumento de combate, novamente político, do mesmo modo na Guerra Fria

30/10/2021 às 09h18 Atualizada em 02/11/2021 às 11h26
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Iuri Costa

A Guerra Fria – período de conflitos não armamentista que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial e durou até a queda da União Soviética em 1991 – trouxe uma série de inovações tecnológicas, a exemplo a ARPANET: construída em 1969, foi a primeira rede de computadores, um meio de comunicação e armazenamento de dados criado pelos Estados Unidos, que poderia continuar funcionando mesmo se fosse bombardeado, o qual seria posteriormente conhecido como “internet”. 

Por conseguinte, não se tinha conhecimento na época que por meio dessa ferramenta militar – com apenas 50 anos de criação – as distâncias seriam encurtadas e a velocidade das transformações tecnológicas, acelerada. O acesso rápido e fácil às diferentes formas de saberes nunca foi tão amplo, embora se manifeste de maneira desigual nas diferentes regiões do planeta. 

Dessa forma, a internet possibilita a chamada “Era da Informação”, que, neste sentido, é uma ferramenta que permite o avanço da modernidade e introduz o que muitos autores chamam de “Era Pós-industrial”, apresentando os mais diversos impactos, desde a dinâmica econômica global até as relações políticas. Isso porque, até um passado recente, o acesso à informações era restrito à elite e às mídias televisivas, as quais levavam em consideração, muita das vezes, seus interesses em detrimento das necessidades populares. 

No entanto, com a chegada da tecnologia informacional, esse cenário foi desconstruído: os dados e notícias navegam à velocidade luz nos smartphones e nos computadores dos brasileiros, tornando a gestão do governo pública e possibilitando uma participação profícua da sociedade na política. 

Entretanto, apesar de beneficiar a democratização do alcance da população às ações dos políticos no Brasil, a tecnologia da informação também promoveu a exacerbação dos conflitos de origem ideológica. De acordo com o historiador Leandro Karnal, a internet não causou a guerra entre ideologias, ela historicamente já existia, porém, a rede colocou em contato pessoas que possuem opiniões contrárias, o que viabilizou essa luta. 

Então, percebe-se que, mesmo não sendo a causa, a internet pode voltar às origens e ser utilizada como instrumento de combate, novamente político, do mesmo modo na Guerra Fria, mas, dessa vez, gerando notícias falsas e disseminando a desinformação pelo País, por intermédio da chamada “milícia tecnológica”, tornando um ambiente que deveria ser uma “Ágora digital” – local destinado aos debates dos cidadãos na pólis grega – em um campo minado, onde a democracia é ameaçada.

Assim, é necessário que a população esteja diligente acerca de suas ações nas redes, bem como das notícias que recebem, principalmente com a chegada das eleições em 2022. A partir disso, percebe-se que o brasileiro, o qual até no final da década de 1980 não possuía meios de obtenção às informações completas e verídicas, possa efetivar uma emancipação social através da elucidação possibilitada pela tecnologia da informação e, por conseguinte, assegurar a continuidade de um Estado Democrático de Direito, mediante ao voto nas próximas eleições brasileiras.

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

CONFIRA A EDIÇÃO 49 DO AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conectado
Conectado
Sobre Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES Atualizado às 19h36 - Fonte: ClimaTempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Seg 31°C 23°C
Ter 31°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 33°C 20°C
Sex 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes