Terça, 07 de Dezembro de 2021
21°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Economia Agora Auto

Por que carros com turbo não caíram na popularidade de compra do brasileiro?

Se o carro turbo oferece maior economia de combustível, por que ele não se tornou um campeão de vendas?

23/10/2021 às 09h11 Atualizada em 24/10/2021 às 15h43
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Por Flávio Bolonha

Sabemos que o carro equipado com turbo oferece ao proprietário uma economia maior de combustível e uma maior potência que um carro aspirado. O carro aspirado precisa de cilindrada alta para atingir o mesmo resultado, ocasionando um maior consumo de combustível. Mas, se o carro turbo oferece maior economia de combustível, por que ele não se tornou um campeão de vendas?

Antes de continuarmos, vamos esclarecer a diferença entre um veículo aspirado e um turbo. Veículo aspirado é o veículo normal que conhecemos e temos em casa: motores 1.4, 1.6, que utilizam o próprio movimento do pistão dentro do cilindro para aspirar o ar para dentro de motor.

No carro turbo, temos uma turbina que empurra o ar para dentro do motor. Logo, temos uma quantidade maior de ar dentro do cilindro e isso justifica o fato de ter economia de combustível e potência maior.

Entendendo o funcionamento desses motores, já entendemos que o desgaste do motor de um veículo turbo é maior do que um aspirado. E existe um paradigma criado por projetos anteriores, onde a manutenção do carro turbo se tornou um pesadelo: além de cara, existem mais componentes que necessitam de manutenção e trocas constantes.

O carro turbo remete à esportividade, sendo assim, seus proprietários tendem a acelerar mais do que o normal, gerando um desgaste mais severo, reduzindo a vida útil do motor, um esforço desnecessário dos componentes, entre eles, a famosa e temida turbina.

Assim como todas as peças do carro, a turbina também tem uma vida útil. Quanto mais você exige do carro, mais rápido irá ter de realizar a manutenção corretiva. E a troca de uma turbina não costuma ser nada barato!

Enfim, aquele que compra um carro turbo tem de estar ciente que, em médio ou longo prazo, terá uma manutenção que um veículo aspirado não terá.

Será que vale a pena mesmo essa "falsa" economia de combustível? Sim, falsa porque, em alguns casos, não existe por conta da forma de condução, marca do veículo, valor de revenda, e, no final das contas, na hora de realizar a manutenção do veículo.

Flavio Bolonha é repórter do Agora ES e consultor automotivo.

CONFIRA A EDIÇÃO 48 DO AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Agora Auto
Agora Auto
Sobre Flavio Bolonha é consultor automotivo, tem mais de 13 anos de experiência no mercado, atuando desde pequenas e médias oficinas e autocenters até as maiores montadoras do Brasil, como Toyota, Lexus, Jeep, Dodge, Chrysley, RAM, Nissan, BMW e Mercedes Benz. Atua também no desenvolvimento e implantação de processos para empresas em geral e com foco automotivo. Leia dicas úteis para seu carro e fique por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico!
Vitória - ES Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
21°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 27°

Qua 28°C 21°C
Qui 25°C 20°C
Sex 27°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes