Sábado, 16 de Outubro de 2021
30°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Cidades Vacina

Cariacica terá Dia D de vacinação contra a meningite neste sábado (16)

A campanha é para crianças menores de 11 anos (10 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não receberam a vacina meningocócica C conjugada

14/10/2021 às 13h26
Por: Agora ES Fonte: Prefeitura de Cariacica
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Internet
Foto: Divulgação / Internet

Para enfrentar a meningite e aumentar a cobertura vacinal contra a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza neste sábado (16) o Dia D de vacinação no município em 10 unidades básicas de saúde.

A ação acontece das 8h30 às 16 horas nas UBS de Nova Canaã, Porto de Santana, Oriente, Santa Fé, Itaquari, Rio Marinho, Cariacica-Sede, Operário, Padre Gabriel e Santa Bárbara.

A campanha é para crianças menores de 11 anos (10 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não receberam a vacina meningocócica C conjugada.

“Sábado é o Dia D de vacinação contra a meningite, mas a campanha segue até dezembro deste ano em todas as unidades básicas de saúde do município. A campanha é para incentivar os pais que não vacinaram seus filhos na época adequada a levarem as crianças para atualizar o cartão de vacinação”, ressalta Roberta Goltara, secretária de Saúde de Cariacic

Segundo o Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis do Espírito Santo o Estado apresenta cobertura de 76,03% até o momento, sendo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95%. Em 2020, a cobertura vacinal da meningocócica C conjugada foi de 84,34%.

Sobre a vacina

A vacina protege contra a bactéria meningococo C, que causa quadros graves como a meningite (inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central) e a meningococemia (infecção generalizada pelo meningococo).

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza esse imunizante na rotina de vacinação, em um esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, com uma dose de reforço aos 12 meses de idade. Para os responsáveis que, por algum motivo, perderam a oportunidade de levar as crianças aos postos na idade indicada, o PNI previa a administração de uma dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. 

Para ampliar a cobertura, desde julho, os postos de vacinação estão autorizados a vacinar também crianças menores de 11 anos que estejam em atraso com essa vacina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários