Sábado, 16 de Outubro de 2021
30°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Economia Agora Auto

Pastilhas de freio: algumas orientações importantes!

As pastilhas são itens fundamentais para você dirigir com segurança, mas, nem todo mundo se preocupa ou verifica com regularidade o freio do seu carro

09/10/2021 às 09h45 Atualizada em 09/10/2021 às 11h52
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Por Flavio Bolonha

As pastilhas são itens fundamentais para você dirigir com segurança, mas, nem todo mundo se preocupa ou verifica com regularidade o freio do seu carro!

Item fundamental para realização da frenagem do veículo, a pastilha de freio é um item importantíssimo para a segurança do seu automóvel. É ela que proporciona a frenagem do seu carro em contato com o disco de freio ou tambor de freio ao acionar o pedal.

Sempre recomendo aos clientes que a cada troca de óleo, ou seja, a cada intervalo entre 5 ou 10 mil km, elas sejam inspecionadas para evitar surpresa.

O limite seguro para a troca da pastilha é quando o material de atrito chega a uma espessura de 3 mm. Geralmente, pastilhas de veículos de passeio vêm com 11 mm de espessura na dianteira e, quando o carro é equipado com pastilhas traseiras, as novas vêm com cerca de 8 mm.

E quando o proprietário roda até o final da pastilha? Aí o prejuízo é maior ainda... Além de correr risco de ficar sem freio, o disco de freio é prejudico ao ponto de ter de ser substituído.

Como o material “macio” da pastilha acabou, o que vem logo depois é o ferro, que acomoda esse material. Então... ferro com ferro em atrito, você já pode imaginar o resultado!

Algumas pastilhas de freio possuem um limitador de desgaste, que é uma pequena chapa de aço que, quando a pastilha está perto do final, ele passa a raspar no disco, gerando um ruído alto, porém sem prejudicar o disco de freio.

O disco de freio também exige atenção. Eles são o que mais aquecem e também sofrem desgastes. Sendo assim, a cada troca de pastilhas, peça ao seu mecânico para verificá-lo também.

Vale lembrar que a quilometragem rodada pela pastilha pode variar muito para cada condutor e cada tipo de uso do veículo. Até a próxima! 

Flavio Bolonha é repórter do Agora ES e consultor automotivo.

CONFIRA A EDIÇÃO 46 DO AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Agora Auto
Agora Auto
Sobre Flavio Bolonha é consultor automotivo e repórter do Agora ES. leia dicas úteis para seu carro e fique por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico!
Vitória - ES Atualizado às 12h37 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

Dom 26°C 21°C
Seg 25°C 20°C
Ter 23°C 19°C
Qua 23°C 18°C
Qui 22°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes