Sábado, 16 de Outubro de 2021
31°

Nuvens esparsas

Vitória - ES

Tecnologia Conectado

Nômade digital

O mundo não é mais o mesmo de 10 anos atrás. Vivemos em constante evolução, em constante mudança comportamental, modificando a forma de se comunicar e integrar, e mais: a forma de trabalho

09/10/2021 às 10h42 Atualizada em 09/10/2021 às 11h22
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Por Iuri Costa

O mundo não é mais o mesmo de 10 anos atrás. Vivemos em constante evolução, em constante mudança comportamental, modificando a forma de se comunicar e integrar, e mais: a forma de trabalho.

A tecnologia encurtou distâncias, acelerou processos, empresas, instituições, governos e o trabalho individual (conhecido como freelancer). Dentro desses tópicos, nos deparamos com o surgimento de um profissional, sustentado e atrelado à tecnologia moderna e suas liberdades de trabalho, chamado de nômade digital.

O nômade digital é aquele profissional que não tem uma residência, uma casa ou um ponto fixo. Ele está em toda parte, não dependendo do trabalho presencial, mas, sim, de estar conectado à rede mundial de informações: a internet.

Essa forma de trabalho e a sua respectiva área e estado de atuação pode ter surgido para alimentar o seu crescimento ao longo do século, enriquecido pela tecnologia e suas modernidades e praticidade de trabalho.

Não existe uma profissão específica para o nômade digital. Há muitas profissões que permitem tal modalidade.

Apesar de trabalhos como redação, design e marketing digital serem caminhos com potencial aparente, não existem limites para ingressar nesse mercado.

Os serviços de chamada de vídeo, como o Skype e o Zoom e as mensagens instantâneas permitem o gerenciamento e atendimento de clientes e superiores de forma remota.

Como exemplo de profissões que mais se encaixam nesse perfil, temos programadores, analistas, engenheiros de software, contadores, marketing digital, profissionais do mercado digital de forma geral, entre outros, tendo liberdade oriunda do uso das novas tecnologias e da necessidade de adaptação ao cenário pandêmico que nos encontramos.

Podemos chamar 2020 e 2021 de "era da evolução tecnológica do teletrabalho", a qual resultou no surgimento do nômade digital, que possui grande potencial para crescer e evoluir ainda mais nessa nova realidade do trabalho. 

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

CONFIRA A EDIÇÃO 46 DO AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conectado
Conectado
Sobre Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES Atualizado às 10h56 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

Dom 26°C 21°C
Seg 25°C 20°C
Ter 23°C 19°C
Qua 23°C 18°C
Qui 22°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes