Domingo, 24 de Outubro de 2021
22°

Alguma nebulosidade

Vitória - ES

Economia Agora Auto

Você sabe a diferença de um veículo híbrido para um elétrico? Deixa que eu te explico!

Hoje fala-se bastante sobre a redução de poluentes promovida pelos veículos

25/09/2021 às 09h26
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Flávio Bolonha

Hoje fala-se bastante sobre a redução de poluentes promovida pelos veículos. Temos no mercado opções interessantes, contudo, nem sempre o proprietário entende como seu veículo funciona ou, até mesmo, não sabe utilizar todas as suas potencialidades.

Um veículo híbrido, como o nome já diz, faz a combinação de um motor elétrico (propulsor e gerador de energia) e um motor a combustão (geralmente com uma potência mais baixa para menor emissão de poluentes).

Ao contrário do que pensam, o veículo híbrido não precisa de alimentação de energia externa para carregar sua bateria (em grande parte dos modelos). Como citado acima, o motor elétrico, além da função de movimentar o veículo, ele gera energia para recarregar a bateria, além de aproveitar também a energia cinética produzida no atrito da pastilha de freio com o disco no momento da frenagem do veículo.

O Prius, da Toyota, por exemplo, somando seu tanque de combustível (capacidade de 45 litros) com a autonomia da sua bateira, pode chegar a fazer 1.045 km apenas com um tanque de combustível. Lembrando que a maior autonomia do veículo é em ciclo urbano.

Já o veículo elétrico é diferente. Ele possui somente motor elétrico e, em grande maioria, necessita de fonte externa de alimentação de energia. Sua autonomia varia de acordo com a capacidade da bateria do veículo e a forma de condução do mesmo.

A quantidade de motores depende da sua proposta. No caso de superesportivos, o carro pode chegar a ter um motor em cada roda e somar uma potência acima de 1000 CV e um torque muito alto. Vamos falar mais sobre esse assunto nas próximas edições. Até a próxima! 

Flavio Bolonha é repórter do Agora ES e consultor automotivo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários