Domingo, 24 de Outubro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Vitória - ES

Tecnologia Conectado

Bem-estar digital

O uso da tecnologia é um assunto muito comentado e alvo de discussões nos últimos anos

25/09/2021 às 09h34 Atualizada em 25/09/2021 às 17h51
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Por Iuri Costa

O uso da tecnologia é um assunto muito comentado e alvo de discussões nos últimos anos. No início da pandemia, esse tema ganhou destaque, tendo em vista que o isolamento social resultou em um grande aumento no uso da tecnologia, intensificando o hábito das pessoas de ficar muito tempo na frente das telas, conectadas ao mundo digital.

O blog Consumidor Moderno chegou a afirmar que, "segundo uma pesquisa realizada pela Akamai, o tempo que os brasileiros passam na internet mais do que dobrou na pandemia. Em comparação com 2019, foi registrado crescimento de 112% no uso da rede no País. A Akamai é uma plataforma de armazenamento em nuvem que gerencia 30% do tráfego mundial na internet."

Essa mudança rápida teve grandes alterações em todas as atividades: empresas, escolas, instituições, trabalho home office, entre outros. Isso porque as pessoas passaram a estar mais conectadas, acarretando em benefícios e malefícios para a sociedade, justificando a necessidade de cuidados e moderação no uso da tecnologia.

O uso inadequado pode gerar danos à saúde, como, por exemplo: ansiedade, insônia, dor de cabeça, entre outros. Quanto aos benefícios, nota-se, por exemplo, a redução de gasto com transporte de funcionários, que podem trabalhar de casa.

A flexibilidade na jornada de trabalho também contribui para o aumento da produção: eis que o funcionário se sente melhor, aumentando a sua capacidade de produzir e solucionar problemas.

O blog Consumidor Moderno afirma, ainda, que “uma pesquisa do Instituto Delete, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrou que 52% dos entrevistados passaram a usar novos aplicativos durante a pandemia com o objetivo de se adequar às necessidades do 'novo normal', como reuniões on-line, confraternizações, shows, eventos e até mesmo visitas a pontos turísticos. Tudo isso, claro, diante de uma tela".

O cuidado e a moderação são muito importantes para o processo de adaptação a essa mudança do século atual, sendo de grande valia saber dividir o tempo de trabalho e lazer, evitando prejuízos oriundos dos maus hábitos.

Por isso, seguem algumas dicas de como prevenir alguns problemas ocasionados pelo uso constante de tecnologia: 1- não fique muitas horas sentado em frente ao computador; 2 - levante-se com alguma frequência e faça alongamentos; 3 - não utilize celular ou outras telas antes de dormir; e, 4 - se você já usa celular e computador para trabalhar, não os utilize nas horas de lazer.

A hiperconectividade é um problema atual. Se esse for o seu problema, busque ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Espero ter ajudado com essas breves dicas. Até a próxima coluna! 

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

CONFIRA A EDIÇÃO 44 DO AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conectado
Conectado
Sobre Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES Atualizado às 06h21 - Fonte: ClimaTempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 30°

Seg 27°C 20°C
Ter 25°C 19°C
Qua 26°C 18°C
Qui 27°C 20°C
Sex 23°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes