Domingo, 24 de Outubro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Vitória - ES

Cidades Observatório

Agenda 2030 da ONU – ODS 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

O ODS 13 propõe que devemos tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

25/09/2021 às 09h43 Atualizada em 25/09/2021 às 17h11
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Por César Albenes

Neste artigo, vamos continuar nossa série de textos explicando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O ODS 13 propõe que devemos tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

O aquecimento é global, mas a influência é local. A mudança do clima tem ficado cada vez mais evidente. É um problema global, que reflete na vida de cada cidadão.

Esse objetivo trata da importância da resiliência e da capacidade de adaptação dos agrupamentos humanos aos riscos associados à mudança do clima e às catástrofes naturais. Chama a atenção para as ações que devem ser feitas no nível municipal para ajudar a combater a mudança do clima e seus impactos.

No ano de 2009, foi instituída a Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC), por meio da Lei 12.187/2009. Essa política oficializa o compromisso do Brasil junto à ONU de reduzir entre 36,1% e 38,9% suas emissões projetadas até 2020.

O compromisso do Brasil foi confirmado na 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quatro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21), em setembro de 2016.

Também está em vigor a Estratégia Brasileira de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e voltada para a redução de emissões por desmatamento e degradação, conservação, manejo florestal sustentável, manutenção e aumento dos estoques de carbono florestal.

Entre as diretrizes da PNMC está o estímulo e o apoio à participação dos governos federal, estadual, distrital e municipal, assim como do setor produtivo, do meio acadêmico e da sociedade civil organizada, no desenvolvimento e na execução de políticas, planos, programas e ações relacionados à mudança do clima.

Portanto, é necessária a reflexão na esfera dos governos locais e estimular ações em diversos âmbitos, desde a escola até serviços de saúde, para desenvolver estratégias para as prefeituras atuarem na área. 

Dr. César Albenes de Mendonça Cruz é Filósofo, Mestre em Educação, Doutor em Serviço Social, Pós-Doutor (PHD) em Política Pública, Professor Universitário; Consultor Político;  e secretário de Desenvolvimento de Viana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Observatório da Política Pública
Observatório da Política Pública
Sobre Dr. César Albenes de Mendonça Cruz é Filósofo, Mestre em Educação, Doutor em Serviço Social, Pós-Doutor (PHD) em Política Pública, Professor Universitário; Consultor Político; e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Viana.
Vitória - ES Atualizado às 05h21 - Fonte: ClimaTempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 30°

Seg 27°C 20°C
Ter 25°C 19°C
Qua 26°C 18°C
Qui 27°C 20°C
Sex 23°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes