Domingo, 24 de Outubro de 2021
22°

Alguma nebulosidade

Vitória - ES

Cidades Trânsito

Pedalaço marca Semana Nacional de Trânsito em Viana

Cerca de 200 ciclistas percorreram 25 km pedindo paz e respeito no trânsito, no último domingo (19)

25/09/2021 às 08h38 Atualizada em 25/09/2021 às 13h58
Por: Agora ES
Compartilhe:
Ciclistas no ponto de parada, nas Ruínas da Igreja de Belém, onde puderam tomar água e comer frutas | Foto: Daniele Bolonha
Ciclistas no ponto de parada, nas Ruínas da Igreja de Belém, onde puderam tomar água e comer frutas | Foto: Daniele Bolonha

Por Vinícius Nascimento

Cerca de 200 ciclistas percorreram 25 km pedindo paz e respeito no trânsito, no último domingo (19). A iniciativa foi da empresa Dellmar Transporte Sustentável e fez parte das ações da Semana Nacional do Trânsito de Viana, abrindo as atividades educativas alusivas à data no município. Além do pedalaço, blitzes orientativas da Guarda Civil foram realizadas em pontos estratégicos da cidade ao longo de toda semana.

Quem esteve no Pedalaço e elogiou a iniciativa foi o casal do grupo Layd's & Brutas Rizonete Maria Gastaldi (55) e Dezinho Alves de Souza (67). "É muito importante que ações como essa chamem a atenção para o ciclista. Somos a parte mais sensível no trânsito e precisamos que os motoristas olhem com respeito para nós. Espero que outras iniciativas como essa sejam realizadas", disse Rizonete.

O diretor comercial da empresa, Dellano Scarpe, também participou do pedalaço | Foto: Vinícius Nascimento

O diretor comercial da Dellmar Transporte Sustentável, Dellano Scarpe, explica que a empresa tem uma forte política de segurança e respeito no trânsito, onde todos os motoristas passam por um constante processo de treinamento. "Temos a preocupação de formar nossos colaboradores para um trânsito mais seguro para todos. Os treinamentos são constantes", destaca.

O pedalaço contou com apoio da Federação Espírito-santense de Ciclismo (Fesc), da Comissão de Segurança no Ciclismo do Espírito Santo (CSCES), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal de Viana.

Respeito

Na imagem, Ricardo Livramento - o motorista, e Vinícius Bertulani - o ciclista | Foto: Vinícius Nascimento

A ideia do pedalaço surgiu após o relato do ciclista Vinícius Bertulani viralizar nas redes sociais. Ele contou que se surpreendeu com a atitude respeitosa de um motorista da Dellmar quando terminava seu treinamento, em um trecho da BR-262.

"Eu fui passar por um local que não havia acostamento e olhei para trás, para que eu pudesse atravessar em segurança. O motorista de uma carreta bitrem da Dellmar já tinha me visto, diminuiu a velocidade, piscou o farol, dando preferência para mim. Foi uma situação muito bacana e me senti protegido. Infelizmente, não é sempre assim que acontece", lembrou.

Com a repercussão positiva do caso, Dellano Scarpe fez contato com Vinícius e propôs uma live para falar sobre respeito do trânsito e a realização do pedalaço. "Atitudes como a do nosso motorista Ricardo Livramento devem servir de exemplo para outros condutores. O respeito no trânsito é imprescindível", destaca Dellano.

Ciclistas do pedalaço na entrada do bairro Jucu | Foto: Vinícius Nascimento

Semana Nacional do Trânsito

Outros municípios da Grande Vitória também celebraram a Semana Nacional do Trânsito. A Prefeitura de Cariacica, por meio dos agentes de trânsito da cidade, em uma operação integrada com a Guarda de Viana, promoveu blitz na divisa das duas cidades.

Em Vitória, as ações educativas foram realizadas com os estudantes da rede municipal de ensino, conduzidas pela gerência de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran). Já em Vila Velha, a data foi lembrada com ações de conscientização nas ruas da cidade pela Guarda Municipal.

CONFIRA A EDIÇÃO 44 DO AGORA ES

Visão aérea de parte dos participantes, passando em frente à Polícia Rodoviária Federal (PRF) | Foto: Fabrício Bolonha

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários