Domingo, 24 de Outubro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Vitória - ES

Cidades Agora Auto

Quais os filtros que seu carro possui e quando trocá-los?

Vamos explicar quais são e quando realizar a substituição. Geralmente, os veículos possuem quatro tipos de filtro

18/09/2021 às 09h14 Atualizada em 18/09/2021 às 13h24
Por: Agora ES
Compartilhe:
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Por Flávio Bolonha

Filtros também são motivos de dúvidas dos proprietários de veículos na hora de realizar a troca. Vamos explicar quais são e quando realizar a substituição. Geralmente, os veículos possuem quatro tipos de filtro: filtro de ar do motor; filtro do ar-condicionado (também conhecido como filtro de cabine); filtro de combustível; e de óleo.

O intervalo de troca e a substituição de todos eles costumam ser bem simples. Para o filtro de óleo, a recomendação é trocá-lo sempre junto à troca do óleo. Geralmente, esse filtro armazena cerca de 200 a 400 ml do óleo antigo. Quando não se troca o filtro, pode haver contaminação do óleo novo. Então, trocou o óleo do carro, trocou o filtro! O custo dele não costuma ser muito alto.

Já no filtro de ar do motor cabe sempre inspeção. A cada troca de óleo, é bom inspecioná-lo para verificar se ele está sujo. E nada de ficar dando jato de ar para tirar a poeira! Isso faz com que os microsporos (que filtram o ar) fiquem maiores, permitindo, assim, a passagem de mais impurezas para o motor do carro.

O mesmo vale para o filtro de cabine ou do ar-condicionado. Ele também deve ser inspecionado a cada troca de óleo ou a cada 10 mil km rodado. E nada de aplicar spray de cheiro ou higienizadores direto no filtro. A aplicação desses produtos faz com que ele fique úmido, gerando, assim, maior possibilidade de proliferação de fungos.

E, por último, e não menos importante, o filtro de combustível. A maioria dos carros vem com um gatilho de saque rápido para troca desse filtro, que deve ser realizada a cada 10 mil km. Porém, não é todo lugar que realiza a troca óleo que faz essa substituição. Por isso, peça ao seu mecânico para fazer esse trabalho.

Esse filtro tem uma grande importância e muita gente esquece de trocar. Ele filtra todas as impurezas que podem estar no combustível... E sabemos que a qualidade do nosso combustível não é das melhores! Até semana que vem! 

Flavio Bolonha é repórter do Agora ES e consultor automotivo. 

CONFIRA A EDIÇÃO 43 DO JORNAL AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários