Domingo, 24 de Outubro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Vitória - ES

Cidades Agora Auto

Você não entende as especificações do óleo do seu veículo? Nós vamos te explicar!

Todo óleo possui uma especificação que indica sua viscosidade em temperatura fria, que, geralmente, termina com W, que significa inverno

11/09/2021 às 08h41 Atualizada em 11/09/2021 às 12h17
Por: Agora ES
Compartilhe:
Você não entende as especificações do óleo do seu veículo? Nós vamos te explicar!

Por Flavio Bolonha

Todo óleo possui uma especificação que indica sua viscosidade em temperatura fria, que, geralmente, termina com W, que significa inverno, (winter em inglês). Um outro número depois do W corresponde a sua viscosidade em temperatura normal ou quente.

Usaremos como exemplo um óleo 10W40 em comparação a um 5W30. Sua viscosidade em temperatura fria é 10W e o 40 sua viscosidade em temperaturas normais ou quente. 

Vale ressaltar que quanto menor a viscosidade do óleo, menor será o atrito das partes internas do motor, gerando, assim, até uma discreta economia de combustível e melhor penetração entre os componentes, ocasionando menor desgaste das peças do motor. 

Hoje em dia, a grande maioria dos veículos utilizam a viscosidade do óleo 5W30, o qual, geralmente, é sintético e com desempenho muito bom. Alguns veículo com motorização turbo chegam a utilizar um óleo especial de classificação 0W20, ou seja, uma viscosidade bem leve, mas com desempenho espetacular. 

Não pense que quanto mais “fino” é o óleo, pior ele é para o motor do seu veículo. Geralmente, esses produtos são de desenvolvimento sintético e com classificações bem superiores as de viscosidade maior. 

Nunca esqueça de consultar o manual do seu veículo caso tenha dúvida na hora de realizar a troca de óleo. Na próxima semana, falaremos sobre todos os filtros que seu veículo possui e os intervalos corretos de troca! Até logo!

Flavio Bolonha é repórter do Agora ES e consultor automotivo.

LEIA A EDIÇÃO 42 DO JORNAL AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários