Domingo, 16 de Janeiro de 2022
28°

Trovoada

Vitória - ES

Tecnologia Conectado

Dica para concursos: conheça dois assuntos muito cobrados na área de informática

Recentemente, vemos muitas notícias sobre oportunidades de ingresso em carreiras públicas

28/08/2021 às 10h36 Atualizada em 28/08/2021 às 19h13
Por: Agora ES
Compartilhe:
Dica para concursos: conheça dois assuntos muito cobrados na área de informática

Por Iuri Costa 

Recentemente, vemos muitas notícias sobre oportunidades de ingresso em carreiras públicas. Os editais para concursos públicos têm sido cada vez mais exigentes, cobrando conhecimentos em diversas áreas, inclusive sobre informática.

Seja para nível médio ou superior, as bancas examinadoras elaboram questões que avaliam se o candidato possui conhecimentos básicos sobre assuntos que envolvem informática e tecnologia.

Dentre esses assuntos, comumente encontramos nos editais cobranças a respeito de “dispositivos de entrada e saída”, bem como “hardware e software”.

Esses dois temas muito cobrados são assuntos fáceis de serem compreendidos e, ao serem dominados, garantem alguns pontos em sua prova. Por isso, elaborei uma breve explicação sobre cada um a fim de clarear o entendimento daqueles que irão começar os estudos.

Os dispositivos de entrada permitem que as informações sejam inseridas em um computador através de uma fonte externa, como os clássicos exemplos: mouse, teclado, microfone, telas touch screen, câmera fotográfica, scanner, webcam, leitor de código de barras, caneta óptica, entre outros.

Já os dispositivos de saída são os que permitem que as informações do computador sejam comunicadas ao usuário. Como exemplo, temos: impressora, caixa de som, alto-falante, monitores, entre outros.

Vale destacar que alguns dispositivos podem ser classificados ao mesmo tempo como dispositivo de entrada e saída, a depender da finalidade em questão. É o que ocorre com o CD-RW, placa de rede, pen drive, tablet, modem, câmera, DVD, impressoras multifuncionais, disco rígido (HD), entre outros.

Em relação aos hardwares e softwares, a definição é bem simples: hardware é a parte física do computador, enquanto o software consiste na parte lógica do computador.

Os hardwares formam a estrutura física, a máquina. Os softwares são responsáveis pela execução das atividades da máquina, podendo ser divididos em softwares de sistemas e softwares de aplicativos. Estes últimos permitem que o usuário execute uma tarefa, enquanto os primeiros são responsáveis pela interação entre usuário e computador.

Dominar a informática básica é essencial para todos e não só para quem irá prestar vestibular ou concursos públicos. Portanto, se você deseja aumentar seu campo de oportunidades profissionais, invista em conhecimento na área da tecnologia e acompanhe as inovações que ocorrem no mercado.

Com essa breve explicação, espero trazer um pouco de clareza para quem deseja estudar e interagir mais com o mundo virtual. O estudo da informática básica é de fácil compreensão e te fará garantir uma boa pontuação nas provas. Até a próxima coluna!

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e Especialista em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

LEIA A EDIÇÃO 40 DO JORNAL AGORA ES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conectado
Conectado
Sobre Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES Atualizado às 18h15 - Fonte: ClimaTempo
28°
Trovoada

Mín. 22° Máx. 31°

Seg 31°C 23°C
Ter 31°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 33°C 20°C
Sex 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes