Terça, 30 de Novembro de 2021
27°

Trovoada

Vitória - ES

Tecnologia Conectado

Saiba o que é um código-fonte em desenvolvimento de softwares

Para qualquer sistema ou programa entrar em funcionamento, faz-se necessária a existência desse conjunto de codificações

21/08/2021 às 08h10
Por: Agora ES
Compartilhe:
Saiba o que é um código-fonte em desenvolvimento de softwares

Por Iuri Costa

Ao debatermos acerca do tema tecnologia, consequentemente falamos sobre o processamento e armazenamento de dados. O código-fonte, criado por uma série de operações lógicas, é o que origina esses mecanismos computacionais. Logo, para qualquer sistema ou programa entrar em funcionamento, faz-se necessária a existência desse conjunto de codificações.

Nesse contexto, pode-se destacar que há linguagens que são compiladas ou interpretadas: as compiladas, após ser agrupado o código fonte, tornam-se softwares – programas executáveis – para isso é necessário que os critérios de execução da linguagem escolhida estejam, juntamente com as linhas de comandos, de acordo com o padrão estabelecido.

Na atualidade, existe a possibilidade de o código ser escrito de maneira modular devido aos diversos tipos de linguagens criados, fazendo com que um único código-fonte possa ser usado em diferentes programas e linguagens.

No início, quando surgiram os primeiros programas, eles eram transferidos para os computadores em código binários por meio dos interruptores no painel do computador, assim, o código-fonte e o código da máquina eram iguais na primeira geração.

Ademais, a estrutura de uma aplicação de software é composta por front-end e back-end. O front-end é o layout, que irá interagir diretamente com o usuário. Já o back-end é a estrutura que fica na parte interna, onde são feitos os processamentos de dados e as execuções dos comandos, bem como as operações para que as aplicações (sistemas, aplicativos, sites, etc) possam operar.

Assim, quando instalamos um programa de computador ou um aplicativo no celular, por exemplo, temos acesso apenas aos componentes do programa e do aplicativo, mas não ao código-fonte, sendo esse último de propriedade do desenvolvedor do software.

Dessa forma, concluímos que o código-fonte é essencial para operar, atualizar e desenvolver, seja da web ao desktop, seja dos aplicativos de smartphone aos complexos algoritmos de Inteligência Artificial. Espero ter o ajudado a conhecer mais sobre o mundo da tecnologia. Até a próxima coluna! 

Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e Especialista em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conectado
Conectado
Sobre Iuri Costa é Bacharel em Sistemas de Informação, Especialista em Informática na Educação e em Engenharia de Software, Analista Desenvolvedor Web, CEO das Empresas Opção Delivery, Col E-commerce Tecnologia, Col Sistemas Tecnologia e Fundador da Comunidade Brasil Conexão Angola Network.
Vitória - ES Atualizado às 20h34 - Fonte: ClimaTempo
27°
Trovoada

Mín. 24° Máx. 33°

Qua 28°C 22°C
Qui 26°C 20°C
Sex 26°C 19°C
Sáb 25°C 18°C
Dom 26°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes