Sexta, 17 de Setembro de 2021
23°

Muitas nuvens

Vitória - ES

Cidades Cultura

Vila Velha promove resgate a personagens importantes da história como Frei Pedro Palácios e Vasco Fernandes

O objetivo é proporcionar aos turistas e moradores a memória dos tempos da colonização através da vivência

26/07/2021 às 16h26 Atualizada em 26/07/2021 às 16h39
Por: Redação Agora ES Fonte: Prefeitura de Vila Velha
Compartilhe:
Foto: Adessandro Reis / Prefeitura de Vila Velha
Foto: Adessandro Reis / Prefeitura de Vila Velha

Com o objetivo de promover o turismo e deixar viva a história do município de Vila Velha, o município fez um resgate a personagens importantes como Frei Pedro Palácios e Vasco Fernandes. Servidores do município se vestiram e representaram os personagens a fim de resgatar a cultura.

A ideia foi desenvolvida dentro do projeto Receptivo Turístico, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, cujo objetivo é proporcionar aos turistas e moradores a memória dos tempos da colonização através da vivência.

A apresentação piloto ocorreu no último dia 23 de maio, aniversário de Vila Velha. Os servidores da subsecretaria de Turismo, Marcos Gaudêncio e Reginaldo Barros, interpretam os personagens e apresentam um pouco da história da colonização.
  
“É muito bom ver as pessoas surpresas, todo mundo pedindo para tirar foto, é bem legal. Os turistas ficam encantados com as roupas, e as crianças adoram”, relata Marcos Gaudêncio, que interpreta Vasco Fernandes Coutinho.

Os personagens foram desenvolvidos a partir de estudos de livros e ilustrações do acervo da Casa da Memória. Já as roupas características usadas pelos servidores foram confeccionadas em parceria com a Escola de Samba Independente de São Torquato.

Além dos dois, o projeto contará com mais seis personagens, entre eles Luisa Grinalda. Eles atuarão em projetos pedagógicos nas escolas do município, além de estarem presentes em visitas guiadas no Sítio Histórico da Prainha. 

Segundo a subsecretária de Turismo, Carla Rezende, “nosso objetivo é levar essas personagens para interagir com os professores e resgatar nossa história, relatando fatos sobre a nossa origem, essa diversidade na colonização”. 

Ações de receptividade vem sendo realizadas eventualmente, com passagem do “bustour” à Casa da Memória aos sábados e domingos. Em breve, o projeto se tornará permanente.


Quem foram frei Pedro Palácios e Vasco Fernandes Coutinho  

O frei Pedro Palácios é conhecido como primeiro eremita e franciscano do Brasil. Chegou à Vila do Espírito Santo em 1558. Em 1566, iniciou a construção de uma capela em cima do Morro da Penha, inaugurada em 30 de abril de 1570, data em que também foi comemorada a primeira Festa da Penha.

Frei Pedro Palácios morreu 12 anos após sua chegada, com fama de santidade. O Convento da Penha começou a ser construído ao lado do Santuário, no ano de 1651.

Vasco Coutinho, conhecido como o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, desembarcou na região da atual Prainha no dia 23 de maio de 1535, onde foi fundado o primeiro povoado local.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários