Sexta, 17 de Setembro de 2021
22°

Chuva fraca

Vitória - ES

Internacional Internacional

Bachar Al-Assad toma posse como presidente da Síria pela 4ª vez

Sucessor político de seu pai, presidente está no poder desde 2000 e conquistou nova vitória em eleições polêmicas em 26 de maio

17/07/2021 às 16h15
Por: Redação Agora ES Fonte: R7
Compartilhe:

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, tomou posse neste sábado (17) para o quarto mandato consecutivo de sete anos cada, depois de ter conquistado ampla vitória em eleições polêmicas em 26 de maio.

"Com base nos artigos 7 e 90 da Constituição da República Árabe Síria, tenho a honra de convidar o presidente Bashar al-Assad a fazer seu juramento constitucional", anunciou o orador parlamentar do palácio de Damasco, Hamuda al-Sabag.

Al-Assad foi recebido com honras militares e protagonizou um cerimonioso desfilando através de orquestras e armas. Depois, se encaminhou para um salão onde centenas de membros de seu governo, parlamentares, representantes da sociedade civil e altos comandantes militares o esperavam.

Bachar al-Assad tomou posse em 2000, depois da morte do pai, Hafez Al-Assad, e, de acordo com a constituição atual, terá que deixar a Presidência ao final do atual mandato, em 2028. Ele obteve 95,1% dos votos no final de maio, em uma eleição fortemente criticada pela oposição e por grande parte da comunidade internacional.

Milhões de pessoas nas regiões noroeste e nordeste, fora do controle de Damasco, foram deixadas de fora da votação, que também não aderiram ao plano de paz patrocinado pela ONU para uma solução política na Síria desde 2015.

Como era de se esperar, Al-Assad derrotou os pouco conhecidos adversários Mahmoud Marai, líder da oposição interna de Damasco, e Abdullah Salloum Abdullah, ex-vice-ministro de assuntos parlamentares, que concorreu como candidato independente.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários